O jogo das Comissões - Política - Hold

O jogo das Comissões

Definidas as Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, os partidos se preparam agora para ocupar espaços nas comissões permanentes das duas Casas. Será um importante teste para as lideranças e também para o governo. Muito está em jogo.

Entre os deputados, a joia da Coroa é a poderosa Comissão de Constituição e Justiça. Não por acaso, dada a importância do colegiado, quatro partidos se revezarão em seu comando na atual Legislatura - pela ordem, o PT ficará esse ano e depois virão PL, PP e por último, o União Brasil. Chama a atenção a disposição das legendas em negociar esse espaço. Mera prática republicana ou inabilidade ou falta de força política do novo governo?

Outras comissões são estratégicas e estão na mira. Finanças e Tributação, Meio Ambiente, Fiscalização e Controle e Relações Exteriores são objeto da cobiça dos parlamentares. Muita negociação está em curso.

No Senado, a situação é um pouco diferente. Fora da Mesa Diretora, o PL, uma das maiores bancadas, anunciou que disputará a presidência de todas as comissões, confrontando acordos já celebrados entre os demais partidos. Resta saber se manterão essa posição nos próximos dias.

Para o principal colegiado, a Comissão de Constituição e Justiça, espera-se a recondução de Davi Alcolumbre (União Brasil/AP), aliado do presidente Rodrigo Pacheco (PSD/MG). Desgastado junto a seus pares durante o processo sucessório na Casa, ele corre algum risco de ser derrotado, principalmente se houver o lançamento de algum outro parlamentar com o mínimo de força para encarar o ex-presidente da Casa.

Algumas traições são esperadas, como visto na disputa pelas Mesas Diretoras. Surpresas de última hora também não podem ser descartadas.

Importante observar como se comportarão algumas bancadas temáticas, como a evangélica e a ruralista, ambas mais ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A definição das comissões é uma etapa fundamental para o processo político. A partir de agora o embate entre governo e oposição entrará em uma nova etapa. O jogo apenas começa.

André Pereira César
Cientista Político

Alvaro Maimoni
Consultor Jurídico

Comments are closed.