Notícias - Hold Indicadores da Política

Notícias

A conversação

Cansado da saga do “Poderoso chefão”, Francis Ford Coppola produziu e dirigiu, em 1974, o clássico “A conversação”. Com Gene Hackman como protagonista, o filme conta a história de um paranóico especialista em vigilância que tem uma crise de consciência quando suspeita que o casal que ele está espionando será assassinado. O que isso tem…
leia mais

Convenção messiânica

Na esteira do atentado sofrido em 13 de julho, Donald Trump, agora formalmente candidato Republicano à presidência dos Estados Unidos, explora ao máximo o lado messiânico de seu discurso. Com o apoio do eleitorado branco e conservador, ele em definitivo se credencia como favorito na disputa com o democrata Joe Biden, que tenta a reeleição.…
leia mais

Anatomia de um atentado

Não causou propriamente surpresa o atentado sofrido por Donald Trump, que disputará as eleições presidenciais norte-americanas pelo Partido Republicano. Desde 1865, com o assassinato de Abraham Lincoln, o país registra crimes contra chefes do Executivo. Foi assim com James Garfield (1881), William Mckinley (1901) e John Kennedy (1963) - todos assassinados. Também entram nessa contabilidade…
leia mais

Bloco? Que bloco?

A reunião de cúpula do Mercosul, realizada na capital do Paraguai, Assunção, deixou evidentes como nunca as divisões no bloco. Para além da ausência (desprezo, para ser mais claro) do argentino Javier Milei, o que se viu foi absoluta desarticulação. Há futuro para o grupo? Apenas para relembrar, o Mercosul foi fundado a partir do…
leia mais

Mundo em transe: tendências distintas

Keir Starmer, Jean-Luc Mélenchon, Masoud Pezeshkian. Nomes até então pouco conhecidos no plano internacional atraem os holofotes de todos a partir de agora. Uma nova configuração geopolítica começa a se configurar após as eleições realizadas em países como França, Reino Unido e Irã. O pleito britânico confirmou o esperado - retorno dos trabalhistas ao poder…
leia mais

Dívidas dos estados sob a ótica da política

Chamou a atenção de todos, nos últimos dias, a mobilização de alguns governadores na busca por soluções para as dívidas de seus estados. A rigor, não se trata de um movimento novo, mas há pontos a serem explicados no atual cenário. Em linhas gerais, o projeto defendido pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD/MG),…
leia mais

Estado atual da política em dez quadros

. O presidente Lula (PT) segue reforçando os ataques ao mercado financeiro e, em especial, ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Na noite de segunda-feira, 1º de julho, ele afirmou que não precisa “prestar contas” a setores do mercado, mas sim ao povo “pobre e trabalhador”. Um pouco antes, ele reclamou que está…
leia mais

Um debate pífio

Gera um misto de incômodo com apreensão a constatação de que a maior potência do planeta atravessa uma séria crise de comando que, a depender dos resultados, poderá se perpetuar ao longo dos anos. Tanto o atual presidente, o democrata Joe Biden, quanto seu adversário, o ex-presidente republicano Donald Trump, não têm os requisitos mínimos…
leia mais

O novo MDB

“Quem sabe, sabe, vota no Kassab”, eis o slogan clássico. O ex-prefeito de São Paulo, ex-deputado estadual e federal e ex-ministro Gilberto Kassab, fundador e comandante do PSD, jamais escondeu seu projeto político - estar sempre próximo ao poder, independente de quem sejam os aliados. Essa proposta é legítima, importante frisar. E vem obtendo êxito…
leia mais

Sobre Lira, aborto & festas juninas

É inegável que enquanto ocupar a cadeira, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), detém poder nada desprezível, sendo dos principais atores políticos da República, influenciando inclusive muitas decisões do Planalto. Ultimamente, no entanto, alguns reveses mostraram os limites para sua atuação - e um recuo tático se fez necessário. Para rememorar, ao…
leia mais