Notícias

O Centrão contra-ataca

Uma das principais consequências do "estilo Bolsonaro" na presidência está sendo o progressivo afastamento do Centrão da base aliada. Mais que distanciamento, as relações entre o Planalto e o bloco, no atual ritmo, podem acabar em confronto aberto. O imbroglio, como se sabe, teve início já no imediato pós-eleitoral, mas ganhou outra dimensão nos últimos…
leia mais

Jogos Perigosos

A onda conservadora segue deixando sua marca em todo o planeta. Agora, por motivos distintos, Brasil, União Europeia e Austrália vivem momentos de efervescência desse quadro. No Brasil, as manifestações em defesa da educação, ocorridas na última semana, conseguiram ampliar ainda mais a polarização política. Jair Bolsonaro e seus aliados reagiram fortemente aos eventos. Além…
leia mais

O dia seguinte

Conforme o esperado, as manifestações contra os cortes na educação tomaram conta do Brasil. Em mais de 240 cidades de norte a sul, professores, alunos, pesquisadores e demais profissionais da área saíram às ruas para protestar. Ao governo Bolsonaro restou apenas acompanhar. Ficou claro que o Planalto não tinha um plano para enfrentar os atos.…
leia mais

Um ministro na chuva

Goste-se ou não, é inegável o protagonismo do ministro da Justiça, Sérgio Moro, no governo. Estrela maior da gestão Bolsonaro, ele assumiu o posto cercado de expectativas. Pouca coisa aconteceu, no entanto. Agora, "exposto" pelo chefe, corre o sério risco de ser alvejado, inclusive por supostos aliados. A rigor, boas notícias não faltam a Moro.…
leia mais

Pequeno compêndio dos reveses do governo

A vida não anda fácil para o governo. As derrotas sofridas nos últimos dias pelo presidente Jair Bolsonaro e seus aliados reforçam a percepção de que a articulação política do Planalto é nula. Muitos dos eventos têm apenas caráter simbólico, mas alguns deles podem ter impacto no dia a dia da máquina administrativa. . A…
leia mais

A reforma da Previdência na Comissão Especial

Passado o processo de discussão e votação da admissibilidade na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, a proposta de reforma da Previdência começará a ser debatida na Comissão Especial. Agora, o mérito da proposição estará em debate. Os embates entre governo e oposição, já intensos na CCJ, serão ainda maiores. Cientes dos desafios que…
leia mais

O governo, enfim começou?

Em diversas oportunidades afirmamos a necessidade primária, de qualquer governo, em formar uma sólida base de sustentação junto ao Congresso para aprovação de seus projetos. Desde o início dos trabalhos do parlamento, em 1º de fevereiro, diversas lideranças cobravam um maior diálogo entre Executivo e Legislativo. Alertavam ainda, que sem uma base, o governo de…
leia mais

Jair x Hamilton?

São cada vez mais claros os sinais de que o ambiente não está bom no Planalto. O clã Bolsonaro e seus aliados não escondem mais a insatisfação com o protagonismo de Hamilton Mourão. A escalada de ataques ao vice mostra que a lua de mel acabou. O quadro atual teve início com o pedido de…
leia mais

Sobre caminhões e política

Um espectro ronda o Planalto há algumas semanas. Apesar das recentes conquistas da categoria, lideranças dos caminhoneiros seguem ameaçando com a possibilidade de nova paralisação nacional. Sem controle sobre a situação, o governo sabe dos riscos que corre. Voltemos no tempo. Em 1999, no segundo mandato de FHC, solicitando uma extensa lista de reivindicações, cerca…
leia mais

Procuram-se lideranças

Em larga medida, a série de reveses que o Planalto tem enfrentado no Congresso Nacional, em especial na Câmara dos Deputados, é explicada pela pouca experiência política de suas principais lideranças. O governo tropeça em suas próprias pernas. Exemplos de derrotas não faltam. Convocação de ministros, derrubada do decreto presidencial do sigilo de documentos, orçamento…
leia mais