Notícias

Mundo da Política: algumas questões de julho

Ciro Nogueira na Casa Civil - na tentativa de melhorar as relações entre o Planalto e o Senado Federal, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, para a Casa Civil. O parlamentar, que vinha sendo criticado por sua discreta atuação na defesa do governo na CPI da Covid,…
leia mais

Política em Brasília: movimentos do recesso

Engana-se quem imagina que, com o recesso, a política entra em um período de hibernação. Nos bastidores, a mobilização dos atores se intensifica, e muitas vezes isso vem à tona. Esses primeiros dias sem trabalhos no Congresso Nacional confirmam essa realidade. Chama a atenção, em especial, o comportamento do vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo…
leia mais

Governo Bolsonaro: segundo semestre em perspectiva

A segunda metade de 2021 será de intensa movimentação política. Alguns temas que podem impactar a própria continuidade do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e o processo sucessório merecem atenção especial. Pandemia e vacinação - a pandemia lentamente perde força e o segundo semestre tende a registrar número menor de casos de COVID-19 no…
leia mais

Cenário político para o próximo semestre: com ou sem PSD?

Mesmo com a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022, que deve ocorrer nessa quinta-feira, 15 de julho, o ambiente político para o governo não deve melhorar na retomada dos trabalhos legislativos, em agosto. Com o aumento da rejeição do presidente da República, que alcançou 51% contra 45% auferidos em maio, e os avanços…
leia mais

Sucessão Presidencial: o jogo político de Kassab

Figura atuante nos governos Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (sem partido), o ex-prefeito e ex-ministro Gilberto Kassab é ator cada vez mais importante na cena política atual. Junto a seu partido, o PSD, ele tem se revelado um articulador extremamente eficiente, e suas posições terão peso e voz no processo sucessório…
leia mais

Governo Bolsonaro: Nova configuração política em gestação

Os acontecimentos dos últimos dias, como a divulgação de pesquisas que apontam a corrosão e a deterioração do apoio popular ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a dura reação do titular do Planalto, que chegou a colocar em xeque a realização das eleições do próximo ano, deram início a um novo movimento em Brasília.…
leia mais

Governo Bolsonaro: Precisamos falar sobre as pesquisas

Diferenças metodológicas à parte, a mais recente safra de pesquisas de opinião pública indicam um importante fato - a consistente perda de popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). As denúncias de corrupção, surgidas a partir da CPI da Covid, atingiram a imagem do titular do Planalto, que precisa urgentemente mudar o curso de sua…
leia mais

A perda de apoio político de Arthur Lira

Enquanto as atenções estavam voltadas para a prisão do então servidor do ministério da Saúde, Roberto Dias, na CPI que investiga irregularidades na compra de vacinas e insumos para combate a pandemia, passou despercebida uma reunião ocorrida entre alguns presidentes de partidos. Nesse encontro, os presidentes Baleia Rossi (MDB), ACM Neto (DEM), Roberto Freire (Cidadania),…
leia mais

O futuro de Arthur Lira e a agenda legislativa

Aliado de ocasião do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), estabeleceu uma poderosa agenda que, por ora, atende simultaneamente a seus próprios interesses políticos e aos do Planalto. Essa agenda, porém, tem prazo para ser cumprida e, no limite, pode gerar forte pressão sobre o parlamentar…
leia mais

Sucessão Presidencial: Estágio atual dos nomes da terceira via

Há tempos os grupos de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não alinhados ao petismo buscam construir a chamada terceira via. Até o momento não se chegou a um nome de consenso e, pior, falta um projeto mínimo que dê organicidade ao projeto. Já estamos em julho e o tempo corre contra os postulantes.…
leia mais