Notícias

Cortinas de fumaça no Meio Ambiente

O governo Bolsonaro tem como uma de suas principais características a utilização de um processo de tentativa e erro - caso alguma proposta ou medida funcione, ótimo. Do contrário, muda-se o discurso e buscam-se responsáveis (imprensa, oposição ou qualquer adversário, real ou imaginário), por intermédio da construção de uma narrativa, como se observa na recente…
leia mais

Reflexões iniciais sobre a sucessão em Goiânia

Com população superior a 1,5 milhão de habitantes, a capital de Goiás é importante centro político e econômico da região Centro-Oeste do país. As eleições municipais, sempre bastante disputadas, registrarão em 2020 mais um importante round para os destinos regionais. Um ponto fundamental no pleito de agora está na decisão do atual prefeito, Íris Rezende…
leia mais

Notas políticas – presente e futuro

. O placar foi mais que expressivo. Por 69 votos, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro autorizou a continuidade do processo de impeachment do governador fluminense Wilson Witzel (PSC), evidenciando a força do bolsonarismo no Rio de Janeiro. O prefeito da capital, Marcelo Crivella (Republicanos), por sinal, escapou do impeachment e, com…
leia mais

Bolsonaro em dia de Bolsonaro

A fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na abertura da Assembleia Geral da ONU, ocorrida há pouco, não trouxe surpresas. Durante cerca de quinze minutos, o brasileiro defendeu seu governo e atacou desafetos e críticos. Bolsonaro foi apenas Bolsonaro. O titular do Planalto não mediu palavras - meio ambiente, pandemia, direitos humanos, Venezuela, quase…
leia mais

Reflexões iniciais sobre a sucessão em Fortaleza

Segunda maior cidade da região Nordeste, com mais de 2,5 milhões de habitantes, a capital cearense tem grande peso no cenário nacional. A exemplo de Salvador (BA) e Recife (PE), Fortaleza é um manancial de lideranças, e seus destinos políticos interessam a todos. As eleições municipais desse ano deverão ser marcadas por um forte embate…
leia mais

Meio ambiente novamente na berlinda

A questão não é nova. As recentes queimadas no Pantanal e na Amazônia, de proporções gigantescas, além do desmatamento desenfreado, evidenciam mais uma vez a fragilidade das políticas do governo para o meio ambiente. Corte de verbas e descaso são as marcas da atual gestão para o setor. Para piorar, o presidente da República segue…
leia mais

Renda Brasil, ou a volta dos que não foram

Bolsonaro mais uma vez foi Bolsonaro. Ao “enterrar” o programa Renda Brasil e afirmar que daria “cartão vermelho” a quem lhe apresentasse propostas como o congelamento de aposentadorias e pensões, o presidente apenas reafirmou seu estilo de falar ao público. O custo político disso, porém, pode ser elevado. É claro que o recado presidencial tinha…
leia mais

Reflexões iniciais sobre a sucessão em Curitiba

Maior cidade da região Sul do país, com aproximadamente dois milhões de habitantes, a capital paranaense também é estratégica no xadrez político nacional. Modelo de administração em um passado não tão distante, a situação hoje é outra, e o eleito no final do ano enfrentará grandes desafios. Ao contrário de outras capitais, Curitiba, até o…
leia mais

“Bolsonaro: entre o veto e o voto”

O presidente Jair Bolsonaro encontra-se diante de um dilema - vetar ou não o projeto de lei, aprovado pelo Congresso Nacional, que anistia dívidas tributárias de igrejas, cerca de R$ 1 bilhão. A decisão será tomada até sexta-feira próxima, 11 de setembro. A questão é clara. O projeto recentemente aprovado pelos parlamentares anula dívidas tributárias…
leia mais

Luiz Fux assume a presidência do Supremo Tribunal Federal

O evento político mais relevante da semana será, sem sombra de dúvida, a posse do ministro Luiz Fux na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele substituirá Dias Toffoli, que poderá ocupar um assento na segunda turma da Corte a partir de novembro no lugar do decano Celso de Mello, que se aposentará. Em primeiro…
leia mais