Notícias

Eleições municipais: balanço final

. Abstenção - A explicação para os elevados índices de abstenção registrados no pleito (23,1% no primeiro turno e 29,4% no segundo turno) vai além da questão pandemia. É evidente que parcela significativa do eleitorado está desencantada com a política em geral e o cidadão médio não se sente representado a contento. As urnas, ao…
leia mais

A sucessão antecipada de Rodrigo Maia na Câmara dos Deputados

Passadas as eleições municipais, as atenções se voltarão, em definitivo, para a definição das novas Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Em especial, a disputa entre os deputados é politicamente delicada, pois o resultado final definirá os rumos de governo e oposição nos próximos dois anos, com impacto direto na sucessão…
leia mais

Ruídos diplomáticos de Eduardo Bolsonaro

Uma característica do governo Bolsonaro está na mudança de rumos da política externa - desde a posse do atual mandatário, no início de 2019, o Brasil, por conta da mudança dessas diretrizes, vem se envolvendo em atritos com diferentes países, como França, Noruega, Alemanha e o mundo árabe, pelos motivos os mais diversos, entre eles…
leia mais

O Centrão e suas apostas

É fato inegável que a sucessão presidencial de 2022 foi antecipada e já domina corações e mentes do mundo político. Grupos políticos se movimentam de olho no pleito, entre eles a esquerda e a centro-esquerda, de um lado, e a centro-direita e a direita tradicional, de outro. Neo-aliado do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem…
leia mais

Eleições municipais em números

. Conforme o esperado, o índice de abstenção registrado no primeiro turno das eleições municipais de 2020 foi elevado. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, nada menos que 23,1% dos eleitores não compareceram ao pleito. Em larga medida, a pandemia explica esse quadro, mas também é inegável a afirmação de que a campanha não empolgou a…
leia mais

Eleições municipais: vencedores e derrotados – 2

Concluído o primeiro turno das eleições municipais, já se pode fazer um balanço em torno dos resultados do pleito. De modo geral, não há vencedores ou derrotados absolutos, mas sim um quadro de fortalecimento de alguns e de perda de peso político de outros. Jair Bolsonaro - sai menor do pleito. Apoiou candidatos derrotados em…
leia mais

Eleições municipais: vencedores e derrotados

As atenções do mundo político estão voltadas para as eleições municipais, cujo primeiro turno ocorrerá no próximo domingo, 15 de novembro. Mesmo com o quadro geral fragmentado, podem ser feitas algumas observações iniciais. No âmbito partidário, o processo não irá gerar um vencedor absoluto. Ao contrário, partidos de diferentes colorações ideológicas podem se sair bem.…
leia mais

Congresso em grandes e últimas atividades

Ao mesmo tempo em que as atenções de todos estavam voltadas para as eleições norte-americanas, no Brasil, o Congresso Nacional fez avançar importantes pontos de sua agenda. As votações dos últimos dias deixaram claro que, havendo um mínimo de consenso, proposições de relevo podem ser apreciadas pelos parlamentares. A sessão plenária conjunta do Congresso Nacional…
leia mais

Os círculos do inferno de Bolsonaro

Escrita no início do século XIV por Dante Alighieri, “A divina comédia” é considerada obra seminal e fundadora da literatura italiana. O Inferno representa a primeira parte do texto (as outras duas são Purgatório e Paraíso), e ele é descrito com nove círculos de sofrimento. No caso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ele está…
leia mais

As eleições norte-americanas e o Brasil

Polarização inédita, votação recorde, riscos de confrontos físicos e armados entre republicanos e democratas, resultado imprevisível. Muito se fala sobre hoje, 3 de novembro de 2020, dia da eleição presidencial nos Estados Unidos. Para o Brasil, e para o governo Jair Bolsonaro, muito está em jogo. Afinal, quais as consequências para nosso país? É evidente…
leia mais