Notícias

Uma breve análise do Marco Legal do Saneamento Básico

O papel da ANA, os novos arranjos institucionais e os desafios futuros O Brasil possui cerca de 12% da água doce do mundo, gerando uma falsa percepção de que a água é infinita e abundante em todas as regiões. No entanto, na última década, milhares de conflitos de uso da água foram registrados, tanto nas…
leia mais

Democracia em pauta

“A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais”. A frase do primeiro-ministro inglês Winston Churchill, proferida em 1947, continua atual. A partir de meados da segunda década do século XXI, uma onda populista ganhou força em todo o planeta. Esse movimento inevitavelmente chegou ao Brasil, com a eleição de…
leia mais

Em busca de um novo tom

A prisão do ex-assessor Fabrício Queiroz, suspeito de participar das chamadas rachadinhas no gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro (Republicanos/RJ), gerou um efeito inesperado. O presidente Jair Bolsonaro mudou o tom e passou a falar em “diálogo” com os outros Poderes. Ao menos no curto prazo, essa deverá ser a tônica de seu governo.…
leia mais

Política e economia em oito pontos

. O Brasil continua a ser o epicentro do novo Coronavírus. Já são mais de um milhão de infectados e com 52 mil mortos. A pandemia agora avança pelo interior, e não há, de imediato, perspectivas de melhora do quadro. . Cotado para assumir o ministério da Educação, o atual secretário de Educação e Esporte…
leia mais

O que querem os militares?

Um debate recorrente nos últimos tempos, especialmente na mídia e nos mundos político e jurídico, além de observadores em geral, se dá em torno da participação dos militares no governo Bolsonaro. O novo protagonismo da caserna alimenta todo tipo de hipóteses, e é necessário um olhar mais aprofundado sobre a questão. Em primeiro lugar, é…
leia mais

E agora, Queiroz?

É inegável que a prisão temporária de Fabrício Queiroz, ex-assessor do hoje senador Flávio Bolsonaro (Republicanos/RJ) e amigo da família presidencial, é um divisor de águas na política brasileira, muito mais do que foi a demissão do até então super ministro Sérgio Moro, que caiu atirando. Agora, as investigações em torno do esquema das “rachadinhas”,…
leia mais

Acomodação de forças?

A altamente provável exoneração do ministro da Educação, Abraham Weintraub, concentra as atenções de todos, é fato. No entanto, ela representa apenas a ponta de um iceberg. O mundo político vive o que parece ser um momento de acomodação de forças. A se confirmar esse quadro, ele terá importantes consequências para o país. Ainda sobre…
leia mais

Economia em transe

É de conhecimento geral que um dos pilares do governo Bolsonaro é a equipe econômica, comandada pelo ministro Paulo Guedes. A anunciada saída do secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, representa um choque para o Planalto, que perde um dos principais defensores das políticas em curso. Apesar das declarações em contrário, é inegável que a…
leia mais

Ministério da Propaganda?

Na tentativa de criar um fato positivo em meio à pandemia, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a recriação, no último 10 de junho, do ministério das Comunicações, via Medida Provisória. Há diversas razões de ordem política para tal movimento, conforme esmiuçaremos abaixo. Em primeiro lugar, é preciso olhar as atribuições da pasta. Ela comandará estatais…
leia mais

Os ventos que movem o moinho

Apesar dos muitos problemas enfrentados pelo governo, boa parte deles gestados no próprio Planalto, há setores que estão a todo vapor, fazendo a máquina pública se mover. Quatro ministros, em especial, têm conduzido bem o comando de suas pastas, mesmo em tempos de pandemia. Tereza Cristina (Agricultura) - deputada federal licenciada, a engenheira agrônoma e…
leia mais