Notas políticas - presente e futuro - Política - Hold

Notas políticas – presente e futuro

. O embate entre os ministros da Economia, Paulo Guedes, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, subiu de tom. Marinho teria criticado seu colega em uma reunião reservada com investidores. Em resposta, Guedes chamou de “irresponsabilidade” a proposta de furar teto para fazer política, para ganhar eleição. O recado do titular da Economia, que balança como nunca no cargo, teve como alvo não só Marinho como o próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Guedes, assim como fez Sérgio Moro, dá início ao seu movimento de saída.

. O presidente Bolsonaro confirmou a indicação do desembargador Kassio Nunes Marques, Desembargador do Tribunal Federal da 1ª Região, para substituir o ministro Celso de Mello, que está se aposentando do Supremo Tribunal Federal. A decisão presidencial surpreendeu e desagradou a muitos - em especial os evangélicos, grupo que dá suporte ao titular do Planalto desde a campanha, pelo simples fato de Kassio ter sido nomeado pela então presidente Dilma Roussef. Com a indicação, Bolsonaro comprou briga com parte significativa de seu eleitorado. O estrago já está feito.

. Realizados os primeiros debates nas capitais, o Ibope divulgou pesquisas de intenção de votos. Em São Paulo, Celso Russomanno (Republicanos) lidera, com 26% das citações. O atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), está em segundo, com 21%. A seguir aparecem Guilherme Boulos (PSOL), com 8%, e Márcio França (PSB), com 7%. A disputa na capital paulista começa com um embate direto entre o presidente Bolsonaro e o governador João Dória (PSDB).

. No Rio de Janeiro, o Ibope registra a liderança do ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), com 27% das intenções de votos. Em um distante segundo lugar aparece o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), com 12%. Martha Rocha (PDT), com 8%, e Benedita da Silva (PT), com 7%, fecham o primeiro grupo. Nem mesmo o apoio do presidente Bolsonaro parece ajudar Crivella, que tem elevados índices de rejeição.

. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou a criação de um grupo de estudo que analisará a possível fusão de dois órgãos vinculados à pasta, o Ibama e o ICMBio. A medida, criticada por especialistas, pode representar mais um passo para trás na política ambiental brasileira.

. A reforma tributária segue enfrentando dificuldades no Congresso Nacional. Apesar disso, na próxima segunda-feira, 5 de outubro, deverá ser realizada em tese, a última audiência pública da Comissão Mista. Concluída essa etapa, o relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), estará apto a apresentar seu parecer, o que poderá ocorrer ainda esse mês.

. Em plena campanha pela reeleição, o presidente norte-americano Donald Trump anunciou ter contraído Covid19. Com febre, o Republicano foi encaminhado a um hospital, onde ficará em observação pelos próximos dias. Não se sabe ainda qual o impacto sobre sua campanha, mas é pouco provável que ele volte a participar de debates contra seu adversário, o Democrata Joe Biden.

André Pereira César

Cientista Político

Comments are closed.