Movimentos políticos em São Paulo - Política - Hold

Movimentos políticos em São Paulo

Maior colégio eleitoral do país, São Paulo é fundamental para os projetos políticos de qualquer candidato à presidência da República. O xadrez paulista, desse modo, precisa ser olhado com atenção, dada a condição estratégica do estado.

Pode soar como chavão, mas São Paulo sempre foi um ninho tucano. Desde a eleição de Mário Covas, em 1994, o partido jamais perdeu um pleito no estado. Caso único na política brasileira.

Hoje as coisas mudaram. De principal força, o PSDB corre o risco de nem chegar ao segundo turno no pleito de outubro. No estado, as eleições serão uma prova de fogo para a hegemonia tucana.

À esquerda, PT e PSB tentam chegar à um entendimento em torno de uma candidatura única. Fernando Haddad aparece à frente nas pesquisas de intenção de voto, com 20% segundo o último levantamento do Ipespe - mesmo percentual do ex-governador Geraldo Alckmin, hoje sem partido e possível vice na chapa presidencial de Lula (PT). Alckmin, por sinal, foi um dos fundadores do PSDB e rompeu recentemente as relações com o partido.

O PSB, por sua vez, trabalha com Márcio França, que aparece com 12% na pesquisa Ipespe. Próximo à Alckmin, ele deve ceder espaço ao PT na disputa de outubro e disputar o Senado Federal - Lula, aliás, tem conversado com ele. Tudo pela federação partidária.

À direita, Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura e ainda sem partido, é o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL) para a disputa. De saída, ele aparece com 7% da intenção de voto e tem potencial para chegar ao segundo turno. Uma candidatura nada desprezível.

E o PSDB? O vice-governador Rodrigo Garcia, neotucano, tem apenas 3% das citações na pesquisa Ipespe. Apesar de ter recursos em caixa e contar com o apoio de centenas de prefeitos, ele segue desconhecido do eleitorado. Pior, sem carisma, pode ser apenas um figurante na disputa paulista.

Enfim, o jogo eleitoral em São Paulo caminha para replicar a polarização nacional - PT versus Bolsonaro. Uma peleja difícil, que mudará o perfil político do maior colégio eleitoral do país.

André Pereira César
Cientista Político

Comments are closed.