Julho de 2023 e as flores do recesso - Política - Hold

Julho de 2023 e as flores do recesso

Apesar do recesso de meio de ano, o mundo político segue trabalhando e alimentando o noticiário. Os últimos dias foram fartos de material, com ações em diversas frentes.

. Lula na Europa - o presidente Lula (PT) participou da reunião de Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e União Europeia, em Bruxelas, onde mostrou-se otimista quanto ao acordo Mercosul-UE. Ele acredita que tudo poderá estar concluído até o final do ano. Cabe ressaltar que as negociações tiveram início há décadas, com momentos de altos e baixos ao longo do processo. Diferentes governos, com visões distintas da política e da economia, acabaram gerando obstáculos para a conclusão efetiva das conversas. Dadas as complexidades das questões envolvidas, não é trivial se chegar a um entendimento definitivo e efetivo a curto prazo.

. Centrão na Esplanada - o Centrão começou a ganhar espaço no governo. Após a nomeação de Celso Sabino (União Brasil) para o ministério do Turismo, PP e Republicanos cavam novas posições. Não se sabe quais pastas serão ocupadas pelo bloco, mas é certo que PT e aliados de primeira hora do presidente Lula precisarão ceder. Resta saber se a nova configuração da Esplanada resultará em votos adicionais para o Planalto na Câmara dos Deputados.

. Expulsão no PL - a cúpula do PL decidiu expulsar o deputado Yury do Paredão (PL/CE) da legenda. O parlamentar, simpático à agenda do Planalto, apareceu recentemente em imagem ao lado de ministros do governo fazendo o “L”.

. Ataque a Alexandre de Moraes - o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi agredido por um grupo de brasileiros no aeroporto de Roma. A Polícia Federal já investiga o caso, que gerou indignação nos mundos político e jurídico e ganhou grande destaque na imprensa. Confirmada a autoria, os envolvidos podem sofrer punição exemplar.

. Do Val novamente na Polícia Federal - em novo depoimento à Polícia Federal, o senador Marcos do Val (Podemos/ES) reafirmou que o plano para gravar de maneira clandestina o ministro do STF Alexandre de Moraes teria como autor o então deputado Daniel Silveira (PTB/RJ) e que, apesar da presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), este ficou calado. Desde o início das investigações, o senador já apresentou diferentes versões sobre o ocorrido, o que mina sua credibilidade e o coloca em situação delicada.

. Reforma tributária no Senado Federal - já estão em curso as negociações em torno da proposta de reforma tributária, que começará a tramitar no Senado Federal no início de agosto. Diversos setores que se sentem prejudicados com o texto aprovado pelos deputados estão mobilizados na tentativa de alterar o texto. O relator na Casa, senador Eduardo Braga (MDB/AM), já deixou claro que mudanças no conteúdo são inevitáveis.

. Tributação de super-ricos - o governo enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei para tributar os fundos exclusivos, conhecidos como fundos dos super-ricos. O fundo exclusivo é constituído por apenas uma pessoa, com uma carteira altamente personalizada. Não há incidência de imposto de renda nas movimentações internas. Em 2017, o então presidente Michel Temer (MDB) editou medida provisória sobre o tema, mas a matéria sofreu resistência dos parlamentares e perdeu a validade.

. Desenrola Brasil - o programa Desenrola Brasil, que será executado em três etapas, teve início buscando a extinção de dívidas de até R$ 100, com potencial de limpar de imediato o nome de mais de um milhão de pessoas. Para dívidas de até R$ 5 mil, o programa valerá a partir de setembro. Trata-se de mais uma medida do governo para tentar reaquecer a economia.

. O futuro da Cracolândia - o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recuou e anunciou que o plano de mudar a Cracolândia da região da Luz para o bairro do Bom Retiro, no centro da capital paulista, será revisto. A polêmica medida havia colocado o governo estadual em rota de colisão com o prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), contrário à proposta.

. Boulos, Lula e a sucessão paulistana - ainda sobre São Paulo, o presidente Lula reafirmou o apoio do governo à candidatura do deputado Guilherme Boulos (PSOL/SP) à prefeitura da capital paulista. O apoio acontece em um momento no qual setores petistas questionam a viabilidade da candidatura do parlamentar.

André Pereira César

Cientista Político

Comments are closed.