Eleições 2022: pesquisas Ipec e Genial/Quaest de opinião pública - Política - Hold

Eleições 2022: pesquisas Ipec e Genial/Quaest de opinião pública

A semana que marca a abertura oficial da campanha eleitoral está sendo pródiga em pesquisas. Já analisamos nesse espaço o levantamento FSB/BTG (Lula 45% e Bolsonaro 34%) e abordaremos agora, os mais recentes trabalhos do Ipec (ex-Ibope) e da Genial/Quaest.

Em linhas gerais, as duas pesquisas apresentam números similares, com leves diferenças. Segundo o Ipec, cujo campo ocorreu entre 12 e 14 de agosto, o ex-presidente Lula (PT) teria 44% das intenções de voto, contra 32% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Já de acordo com a Genial/Quaest ocorrida entre os dias 11 e 14 últimos, o petista venceria o titular do Planalto por 45% a 33%. Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) mais uma vez patinam em ambos levantamentos e estão longe dos dois dígitos.

Abaixo, alguns destaques em relação aos principais postulantes à cadeira presidencial - em primeiro lugar os números do Ipec, a seguir os da Genial/Quaest.

Lula - ele teria mais votos junto ao eleitorado com até dois salários mínimos de renda familiar (60%/55%); região Nordeste (57%/61%); ensino fundamental (53%/54%); católicos (51%/52%).

Bolsonaro - tem mais espaço entre evangélicos (47%/52%); renda familiar superior a cinco salários mínimos (46%/41%); homens (37%/37%).

Fica claro que, ao menos por ora, as pesquisas captam as disputas que estão se dando no processo sucessório. Religião, gênero e renda definem os votos em determinado candidato. Essa constatação levará os comandos das duas campanhas a reorientarem suas estratégias.

Com dificuldades para encostar em Lula, o titular do Planalto tem um dado a ser potencialmente explorado nas próximas semanas. De acordo com a Genial/Quaest, 40% dos entrevistados dizem temer a “volta do PT”. Seria esse o antipetismo enraizado na sociedade? A conferir.

Cabe ressaltar que a campanha apenas se inicia e a propaganda eleitoral entrará no ar mais tarde, em 26 de agosto. Ao longo das próximas semanas, alguma volatilidade nos números de Lula e Bolsonaro pode ser esperada.

Um registro final. O PoderData realizou pesquisa entre os dias 14 e 16 de agosto. Tivemos acesso apenas aos números básicos, onde o ex-presidente Lula aparece com 44% e Bolsonaro com 37% - ou seja, 7 pontos de vantagem para o petista, contra 8 há duas semanas. O quadro, portanto, é de estabilidade.

Aguardamos hoje a pesquisa DataFolha, que será divulgada no final da tarde. Mesmo que não se confirme os números das quatro pesquisas já divulgadas essa semana, o quadro se mostra favorável a Lula na largada da campanha, apesar dos potenciais efeitos dos pacotes de benefícios liberados a toque de caixa pelo governo.

André Pereira César

Cientista Político

Colaboração: Alvaro Maimoni - Consultor

Comments are closed.