A disputa pelo comando da Câmara dos Deputados - Política - Hold

A disputa pelo comando da Câmara dos Deputados

Ao contrário do que ocorre no Senado Federal, na Câmara dos Deputados está em curso um claro processo de recondução de Arthur Lira (PP/AL) à presidência. Na prática, ele é o único candidato, apoiado por um amplo leque partidário, apesar do também postulante Chico Alencar (PSOL/RJ).

A candidatura Lira tem como um dos objetivos, além da solução de continuidade, barrar parte dos interesses do PL, maior partido na Casa, com 99 deputados. A legenda lutará pelo comando de comissões importantes, como a de Constituição e Justiça e a Mista de Orçamento. Também uma vaga na Mesa Diretora e relatorias de projetos relevantes estão no radar.

Não por acaso, o presidente Lula (PT) se apressou em apoiar Lira. O titular do Planalto tem em mente erros cometidos no passado, que resultaram nas vitórias de Severino Cavalcanti (2005) e de Eduardo Cunha (2015), criando sérios problemas políticos. A história ensina.

Para evitar qualquer susto, o presidente da Câmara fez alguns agrados a seus pares. Entre as medidas recém-anunciadas estão mais cargos para as lideranças partidárias e aumento do auxílio moradia. Os deputados agradecem.

Passada a eleição e confirmada a recondução de Lira, será necessário observar como se dará a relação entre a Câmara e o Planalto. Há dúvidas sobre os entendimentos entre os dois, e há quem aposte que a aliança de agora não durará muito tempo.

A título de ilustração, no governo de Jair Bolsonaro (PL), Rodrigo Maia (PSDB/RJ) que comandou a Câmara dos Deputados no biênio 2019/2020, e os senadores Davi Alcolumbre (União Brasil/AP) na condução da CCJ e Rodrigo Pacheco (PSD/MG) na presidência do Senado Federal, ambos no biênio 2021/2022, são exemplos mais do que suficientes de que um rompimento no meio do caminho pode prejudicar, em muito, as pretensões do governante e, a na pior das hipóteses, a própria governabilidade.

Como se vê, o caminho está aberto para Arthur Lira. Salvo um grave acidente de percurso, ele ficará por mais dois anos à frente da Câmara.

André Pereira César
Cientista Político

Colaboração: Alvaro Maimoni – Consultor Jurídico

Comments are closed.