Sobre a pesquisa FSB/BTG - Política - Hold

Sobre a pesquisa FSB/BTG

A mais recente rodada da pesquisa FSB/BTG sobre a sucessão presidencial, divulgada na segunda-feira, 19 de setembro, tem boas notícias para o ex-presidente Lula (PT). Ele recuperou parte do terreno perdido nas últimas semanas, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) parece ter estagnado.

Aos números. Em uma semana, o petista passou de 41% para 44%, enquanto o titular do Planalto ficou nos mesmos 35%. No segundo pelotão, Ciro Gomes (PDT) recuou de 9% para 7%, enquanto Simone Tebet (MDB) oscilou de 5% para 4%. Os demais candidatos totalizam 2% das intenções de voto.

Em votos válidos, Lula registra hoje 47% - ou seja, a vitória já em primeiro turno ainda é incerta. Por conta disso, espera-se uma ofensiva de seus aliados sobre os eleitores de Ciro e de Tebet. Esse movimento, no entanto, precisa ser feito com cautela, para que se evitem ruídos desnecessários na reta final da campanha.

Alguns destaques. O petista vence com folga entre as mulheres (49%), na região Nordeste (62%), entre quem recebe até um salário mínimo (61%) e católicos (51%). Já Bolsonaro apresenta seus melhores resultados entre os homens (44%), na região Sul (46%), entre quem recebe mais de cinco salários mínimos (51%) e evangélicos (49%). Nada de novo nesse front, como se vê.

Por outro lado, os números explicam, em larga medida, o comportamento do presidente da República. Em entrevista concedida em Londres ao SBT, Bolsonaro repisou o velho terreno das ameaças. Segundo ele, “se não vencer a eleição no primeiro turno com mais de 60% dos votos, ‘algo de anormal’ terá acontecido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”. Trumpismo à moda brasileira.

Apesar de terem metodologias distintas, os números do levantamento FSB/BTG são similares aos de outra pesquisa, ABRAPEL/Ipespe, divulgada no final de semana. Nessa, Lula aparece com 45% das citações, Bolsonaro com 35%, Ciro com 7% e Tebet com 5%. Os sinais de consolidação dos números são fortes.

Enfim, faltando menos de duas semanas para o primeiro turno, as próximas pesquisas que serão divulgadas terão forte efeito sobre os rumos das campanhas. No caso de Bolsonaro, espera-se a elevação do tom - conforme se viu na entrevista ao SBT.

P.S.: O Ipec divulgará nesta segunda-feira (19), a partir das 20h55, nova pesquisa presidencial. Será a quinta rodada desde a oficialização das candidaturas.

André Pereira César

Cientista Político

Colaboração: Alvaro Maimoni – Consultor Jurídico

Comments are closed.