Eleições 2022: nota técnica sobre a pesquisa Quaest - Política - Hold

Eleições 2022: nota técnica sobre a pesquisa Quaest

. Foi divulgado hoje o novo levantamento Genial/Quaest sobre a sucessão presidencial. O trabalho de campo ocorreu entre os dias 10 e 13 de setembro.

. De acordo com o levantamento, na estimulada, o ex-presidente Lula (PT) oscilou dois pontos para baixo e tem agora 42% das intenções de voto, dentro da margem de erro. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) manteve os 34% da pesquisa anterior.

. Em relação ao segundo pelotão, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) registra 7% das citações, mesmo índice da semana passada, e a senadora Simone Tebet (MDB), por sua vez, mantém os 4%.

. Na simulação de segundo turno entre os dois principais candidatos, o petista venceria por 48% a 40%. Em uma semana, a vantagem do petista foi reduzida em quatro pontos percentuais.

. A avaliação do governo de Jair Bolsonaro vem melhorando desde meados de julho, quando o índice negativo estava em 47% - hoje são 38% os que reprovam a atual administração. Por outro lado, a avaliação positiva passou, no mesmo período, de 26% para 32%.

. Um dado relevante surge das respostas à pergunta “o que você tem mais medo?”. Enquanto 44% temem a continuidade do governo Bolsonaro, 42% receiam a volta do PT ao poder. O antipetismo, arma sempre explorada pelos adversários da legenda, segue vivo junto a parcela significativa do eleitorado.

. Sobre a economia brasileira, tema sensível na campanha, a expectativa é de melhora nos próximos doze meses para 70% dos eleitores. Apenas 10% acreditam que irá piorar. Os riscos apontados por analistas para 2023 parecem fora do radar da população.

. A propaganda em rádio e televisão ainda não foi acompanhada por 52% dos eleitores. Trata-se de um universo que, bem explorado, ainda pode gerar bons frutos para os candidatos, em especial nos últimos dias de campanha.

. Em resumo, ainda não se pode afirmar com certeza se a disputa será definida no primeiro turno ou se será necessária uma rodada suplementar, no final de outubro. A pesquisa Genial/Quaest, na verdade, lança mais dúvidas sobre a conclusão do embate.

André Pereira César
Cientista Político

Comments are closed.