Reflexões iniciais sobre a sucessão em Manaus - Eleições Municipais - Hold Assessoria

Reflexões iniciais sobre a sucessão em Manaus

Maior cidade da região Norte e sétima do país, a capital amazonense, a exemplo de outras cidades importantes, assistirá a um duro embate no pleito de outubro próximo. Da esquerda à direita - PT e PL lançaram candidatos próprios -, há candidatos competitivos para todos os gostos.

Bacharel em Direito, o prefeito David Almeida (Avante) tenta a reeleição. Nascido na capital amazonense, ingressou na carreira política como candidato a vereador em 2004. Foi deputado estadual por três mandatos consecutivos e foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2018. Em 2017, assumiu o governo interino do Amazonas após a cassação de José Melo de Oliveira e seu vice pelo TSE. Outros quatro partidos compõem a aliança (MDB, PSD, DC e Agir). Conta com o discreto apoio dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), dois expoentes da política estadual e nacional. O vice é Renato Júnior, igualmente do Avante.

Jovem - tem apenas 23 anos -, o empresário com mestrado incompleto, conforme consta da sua biografia disponível no sítio oficial da Câmara dos Deputados, o atual deputado federal Amom Mandel (Cidadania) está na disputa. Mandel é de uma família de magistrados. É filho de juíza, neto de desembargador e enteado de um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE). Nas eleições de 2022, foi eleito deputado federal pelo Cidadania, sendo ao mesmo tempo o mais votado e o mais novo na história do Amazonas. Sua vice é a advogada Nancy Padilha, também do Cidadania.

O deputado estadual Roberto Cidade é o nome do União Brasil. Em dezembro de 2020, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2021/2022 e posteriormente reeleito para o posto no biênio 2023/2024. Seu vice é Coronel Menezes (PP).

Formado em Direito e deputado federal, Capitão Alberto é o representante do PL nas eleições. Atuou como sargento controlador de voo da Aeronáutica e, posteriormente, tornou-se policial militar. Conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Sua vice é Professora Maria do Carmo, do Novo.

Formado em Direito e ex-deputado federal, Marcelo Ramos (PT) é figura bastante conhecida na política nacional ao atuar com destaque em Brasília na Legislatura passada. Em 2021, Ramos foi eleito primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, mas acabou destituído pelo presidente da Casa, Arthur Lira, após migrar para o PSD. Em 2024, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores para ser candidato a prefeito de Manaus. Outros seis partidos são aliados (PDT, PV, PCdoB, Rede, PSOL e Solidariedade), compondo uma autêntica frente de esquerda. O vice é Luiz Castro (PDT).

Pesquisa do instituto Quaest realizada entre os dias 23 e 25 de agosto apresenta o prefeito Almeida com 37% das intenções de voto, seguido por Amom (17%), Cidade (15%), Capitão Alberto (12%) e Ramos (7%). Trata-se do mais recente levantamento realizado em uma cidade de grande porte nas eleições de 2024.

Como se vê, atores políticos importantes estão envolvidos na disputa em Manaus. Com o início efetivo da campanha, as pesquisas tendem a apresentar números distintos dos atuais. As chances de segundo turno são reais.

André Pereira César

Cientista Político

Comments are closed.