Convenção messiânica - Política - Hold Assessoria

Convenção messiânica

Na esteira do atentado sofrido em 13 de julho, Donald Trump, agora formalmente candidato Republicano à presidência dos Estados Unidos, explora ao máximo o lado messiânico de seu discurso. Com o apoio do eleitorado branco e conservador, ele em definitivo se credencia como favorito na disputa com o democrata Joe Biden, que tenta a reeleição.

Milwaukee é a cidade sede da convenção que confirmou a já esperada indicação de Trump à presidência. Convenção essa que irá até a próxima quinta-feira, com controle total da segurança - apesar das armas liberadas no recinto -, muito em função do ambiente tenso pós ataque ao ex-presidente.

Mais ainda, foi confirmado o nome de J. D. Vance, senador por Ohio, como vice na chapa. Jovem (39 anos), ele representa um contraponto geracional a Trump, hoje com 78 anos. Advogado, ele conquistou a fama ao lançar um livro (“Elegia caipira”) em 2016. Considerado bom de debate, ele aproximou-se de seu agora colega na disputa sucessória em 2021 - antes era crítico do ex-presidente, chegando a chamá-lo de “novo Hitler”. Ao final, trata-se de uma escolha que cai bem no gosto e no perfil do eleitor trumpista.

Vance pode ser uma grande aposta para os republicanos no próximo pleito, dado que Trump estará legalmente impedido de disputar um terceiro mandato - na terra de George Washington, o presidente pode se eleger somente duas vezes, em mandato sucessivo ou não.

Sem novidade alguma, o êxito de Trump tem forte impacto no planeta. O impulso de sua vitória impulsionará a extrema direita de norte a sul e leste a oeste. Fato inegável, que precisará ser abordado com seriedade por todas as forças democráticas. O Brasil, em particular, terá um desafio a enfrentar a partir desse cenário.

As eleições municipais de outubro próximo serão um grande teste. Dado o quadro norte-americano, existe um grande estímulo para as forças de direita mais extremadas avançarem em todo o país. Movimento legítimo, é claro, mas que precisa ser abordado com cuidado. Tudo é incerteza nos dias que correm.

André Pereira César

Cientista Político

Comments are closed.