O dia que não foi - Política - Hold

O dia que não foi

Foto de Ricardo Stuckert

Muito barulho por nada. O título da peça de Shakespeare resume à perfeição o domingo de manifestações pelo Brasil. Ao contrário do que se temia, os atos a favor e principalmente os que foram contra o governo Bolsonaro transcorreram em um clima de tranquilidade.

É importante que se apontem alguns elementos das manifestações. Em primeiro lugar, o contingente contra o governo foi significativamente maior do que o dos defensores do presidente. Esse fato indica que os grupos organizados de oposição poderão ganhar mais espaço a partir de agora, ainda mais porque foram pacíficas e com pautas definidas.

Além disso, os manifestantes contrários ao titular do Planalto receberam adesões relevantes, em especial dos profissionais de saúde, artistas e do movimento negro - esse último em função dos protestos que vem ocorrendo nos Estados Unidos após o assassinato de George Floyd e das recentes mortes do menino Miguel Otávio Santana, em Recife, e do adolescente João Pedro, no Rio de Janeiro.

Mesmo em São Paulo não foram registrados maiores problemas. Talvez a grande questão tenha sido o rompimento do isolamento social em plena quarentena. Já a agenda na capital paulista dos apoiadores de Bolsonaro seguiu o velho script, com pedidos de fechamento do Supremo Tribunal Federal e o impeachment do governador João Dória (PSDB).

O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, mudou seu modo de agir. Ao contrário do que ocorreu em manifestações recentes, dessa vez ele teve comportamento discreto e evitou se aproximar das aglomerações em frente ao Planalto. Preferiu conversar com um pequeno grupo no cercadinho do Palácio da Alvorada.

O discurso do presidente Jair Bolsonaro, de alguns de seus ministros e de apoiadores mais próximos, de que as manifestações contrárias ao seu governo seriam realizadas por “marginais, viciados e idiotas” e que serviriam apenas para promover tumulto e o confronto, caiu por terra. A construção da narrativa difundida por Bolsonaro, de que seriam movimentos violentos, não se confirmou. Apesar das ameaças veladas de violenta repressão policial, inclusive com o uso da Força Nacional, o que se viu no último domingo foram atos em defesa da democracia e contra o racismo, de forma pacífica e organizada.

Assessores mais próximos ao Planalto temem o aumento dessas manifestações, ainda mais se vierem a se tornar atos pró-impeachment e, principalmente, se passarem a ser ouvidos pelo Congresso Nacional.

A base governista montada às pressas com a entrega de cargos a determinados parlamentares do Centrão, não é orgânica e, como a história já demonstrou, é suscetível aos apelos populares e aos seus próprios interesses. A hora que a fonte de recursos secar, aliada ao aumento da insatisfação popular, Bolsonaro provavelmente será abandonado à própria sorte.

Enfim, pode-se afirmar que os eventos de domingo foram anticlimáticos. Ao final, apenas um dos lados pôde cantar vitória mesmo num jogo de poucas emoções.

André Pereira César

Cientista Político

Comments are closed.